domingo, 12 de fevereiro de 2012

A DIFERENÇA ENTRE A LEI DE SATANÁS E A LEI DE JESUS CRISTO.




A DIFERENÇA ENTRE A LEI DO SATANÁS E A LEI DE JESUS CRISTO.


Estava Jesus pregando o novo testamento. Mateus 5:21 ss; Lucas 22:20 ; Hebreus 12:24 ; Hebreus 8:13 .

Que dizia:

Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Mateus 5:43 (Lei que foi dada pelo imperador da morte Hebreus 2:14 , através do ministério da morte 2 Coríntios 3:7 , antes de Jesus Cristo.)


Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Mateus 5:44 (Lei, que corrigia os erros da anterior, através do testemunho de Jesus Cristo; Mateus capítulo cinco 2 Coríntios 3:8.)

Então, chegou perto de Jesus, um doutor da lei, perito no ministério da morte, que Jesus Cristo estava corrigindo através do ministério do Espírito da justiça de Deus Pai 2 Coríntios 3:14.

E disse o doutor da lei:

Mestre, o que eu devo fazer para me salvar?

Jesus então lhe perguntou: Que está escrito na lei?Como lês? Lucas 10:26

E o doutor da lei respondeu: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. Lucas 10:27

E disse-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Lucas 10:28

Mas, o doutor da lei, irrepreensível, segundo a justiça do antigo testamento, entendia que, próximo era só os amigos.

Daí surgiu a pergunta do doutor da lei.

Mestre, mas quem é meu próximo?

Jesus então lhe contou a seguinte passagem: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar. Lucas 10:28-36
Então, perguntou Jesus ao doutor da lei: Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? Lucas 10:36

E o doutor da lei, prontamente lhe respondeu: O que usou de misericórdia para com ele.

Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira. Lucas 10:37

E doutor da lei respondeu conforme Jesus queria ouvir, que era enaltecer o amor e a caridade ao próximo de acordo com o segundo grande mandamento. Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. Lucas 10:27

Próximo para o doutor da lei foi o samaritano, que usou do amor de Deus conforme o segundo grande mandamento.

Mas para Jesus que estava ensinando – A NOVA ALIANÇA – próximo são todos os três (o sacerdote, o levita e o samaritano)

Só que o sacerdote e o levita não usaram do amor de deus.

E o samaritano usou.

Mas nós devemos amar, tanto os que não usam do amor de Deus para conosco, ou seja, os que nos odeiam, (na passagem de Lucas 10. 29- 37, o sacerdote e o levita). Como também os que usam do amor de Deus e nos amam. (na passagem de Lucas 10.29-37, o samaritano).

Porque Justiça para o antigo testamento, era amar os amigos e odiar os inimigos, razão de toda guerra que há no mundo. Mateus 5:20

Para combater esta guerra universal, Deus Pai, na pessoa de Jesus Cristo, através do Espírito Santo, nos dá um novo mandamento.

Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Mateus 5:44

Cumprindo a vontade de Deus Pai, em Jesus Cristo, estará encerrada a guerra no mundo.

Concluímos que:

A DIFERENÇA ENTRE LEI DO SATANÁS E A LEI DE JESUS CRISTO é que:

Satanás manda que amemos somente os amigos e odiemos os inimigos.

Por sua vez Jesus Cristo, manda que amemos amigos e inimigos.




2 comentários: